Se você ama natureza e busca um destino incrível para estar mais próximo dela, o Parque Nacional do Itatiaia é o lugar perfeito para você. Localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o parque é o mais antigo do Brasil e uma das maiores áreas de preservação ambiental do país. Prepara-se para se encantar com as belezas do Itatiaia!

Cachoeira Itaporani

O que saber antes de visitar o Parque Nacional do Itatiaia

Aqui você encontra tudo que você precisa saber antes de visitar o parque:

O Parque Nacional do Itatiaia tem duas portarias

Parte Baixa: essa portaria fica na cidade de Itatiaia (RJ) e dá acesso a parte mais fácil do Parque: há cachoeiras próximas, trilhas, restaurantes e um centro de visitantes com um museu muito legal. Veja como chegar de carro até a portaria da parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia.

Parte Alta: essa portaria fica mais próxima da cidade de Itamonte (MG) e dá acesso às trilhas mais difíceis do Parque, incluindo a trilha para o famoso Pico das Agulhas Negras. Veja como chegar de carro até a portaria da parte alta do Parque Nacional do Itatiaia.

As portarias ficam a 1h30 de distância uma da outra, então é possível se hospedar em Itamonte (MG) ou Itatiaia (RJ) e ir tranquilamente em uma ou outra.

Horário de funcionamento

A parte baixa funciona a partir das 8h e a parte alta a partir das 7h. É legal chegar cedo pra aproveitar mais trilhas ao longo do dia.

Atenção: várias atrações tem horário limite de entrada. Aqui tem todos os detalhes pra conferir!

Compra de ingressos online e valor

Para a parte alta, o ingresso só é vendido online. Para a parte baixa, é possível comprar online ou na portaria.

Atenção: há um limite de visitantes por dia e por isso é importante reservar com antecedência, principalmente se você for acampar na parte alta! No site tem os contatos pelo whatsapp e os valores certinhos.

O ingresso custa R$ 22 por pessoa e pagamos também R$ 22 de estacionamento do carro (fevereiro/23).

Qual a melhor época para visitar o Parque Nacional do Itatiaia

A melhor época para visitar o Parque Nacional do Itatiaia é no período de estiagem, entre os meses de maio e setembro, pois há menos chances de chuva. A visibilidade também fica melhor, o que é importante para quem vai fazer as trilhas maiores até algum pico. Lembre-se de levar agasalhos, pois nessa época pode chegar a 0 °C.

No verão, entre dezembro e março (que foi a época em que fomos), o clima é mais quente (durante o dia) e chuvoso. Por causa disso, não conseguimos fazer várias trilhas.

Onde se hospedar para visitar o Parque Nacional do Itatiaia

Para se hospedar para visitar o parque, recomendamos as cidades de Itatiaia (RJ) ou Itamonte (MG). A portaria da parte baixa fica em Itatiaia, já a parte alta fica mais próxima de Itamonte (em torno de 1h da cidade). Nós ficamos hospedamos em Itamonte e foi ótimo.

Ah, também há vários chalés e pousadas dentro do próprio parque! Deve ser uma experiência muito legal se hospedar lá mesmo.

Parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia

Nós visitamos somente a parte baixa do Parque do Itatiaia. Não fomos preparados para as trilhas maiores da parte alta, além de ser uma época de muita chuva. Demos sorte de pegar dois dias com o tempo mais aberto e o passeio foi ótimo!

O parque de Itatiaia foi um dos mais diferentes que já visitamos. As trilhas são bem fechadas pela mata e tem MUITA espécie diferente de plantas, ficamos maravilhados pelas cores! ´As trilhas das atrações que visitamos são muito bem demarcadas, inclusive com trechos calçados, pontes de madeira e corrimão.

Vem ver o que conhecemos, seguindo a ordem de entrada no parque!

Mirante do Último Adeus

O Mirante do Último Adeus é INCRÍVEL! É uma vista panorâmica do vale do Rio Campo Belo.

Mirante do Último Adeus

Também conseguimos ver um dos lagos de Furnas de lá.

Mirante do Último Adeus

Centro de visitantes

O centro de visitantes tem banheiros, bebedouro e o Museu do Meio Ambiente, onde há várias exposições de fotos e uma exposição sobre a fauna e a flora da região. A entrada é gratuita e vale muito a pena a visita! Eles também fizeram uma “Calçada da Fauna” com pegadas de vários animais da região. Achei a ideia muito legal!

Centro de visitantes

Lago Azul

O Lago Azul fica a 300m do centro de visitantes e é de fácil acesso por uma escadaria de 124 degraus e uma pequena trilha bem demarcada. Achamos que em dias em que o sol está bem forte a cor da água deve ficar maravilhosa pra ter esse nome!

Lago Azul

Poço Espelho do Céu

Atravessando a ponte por cima do Lago Azul e seguindo uma trilha de 750m chegamos ao Poço Espelho do Céu, uma piscina natural linda.

Poço Espelho do Céu

A trilha é maravilhosa, uma estradinha cercada por árvores e flores lindas.

Poço Espelho do Céu

Cachoeira Itupi

Seguindo mais adiante na mesma trilha do Lago Azul, a 900m de distância, chegamos na Cachoeira Itupi.

Cachoeira Itupi

Destaque pra essa trilha cheia de antúrios e outras flores.

Cachoeira Itupi

Em alguns locais os trechos são de pedra e tem algumas casas antigas abandonadas pelo caminho. É imperdível!

Cachoeira Itupi

Cachoeira Poranga

Infelizmente estava fechada pra visitação devido às chuvas.

Piscina do Maromba

Continuamos a estrada para um dos complexos de cachoeiras mais distantes, que ficam a 9km da portaria. A trilha do estacionamento até a Piscina do Maromba tem 270m de descida e a maior parte é uma escadaria. É lindíssima, parece um cenário idílico.

Piscina do Maromba

Foi bem impactante chegar e dar de cara com esse poço maravilhoso e verde!

Piscina do Maromba

Pra completar, o dia estava nublado e a serração deu um charme pro cenário (um charme de terror, dependendo do ponto de vista kkk).

Piscina do Maromba

Cachoeira Véu de Noiva

A entrada pra Cachoeira Véu de Noiva fica no mesmo estacionamento acima, e a trilha tem em torno de 300m.

A paisagem no caminho até ela é inacreditável, uma mata bem fechada e com centenas de tom de verde.

Cachoeira Véu de Noiva

A queda da cachoeira é uma clássica “véu de noiva” e dá pra sentir o “chuvisco” da cachoeira de pertinho, delicioso pra se refrescar em dias mais quentes!

Cachoeira Véu de Noiva

Cachoeira Itaporani

A Cachoeira Itaporani na mesma trilha para a cachoeira Véu da Noiva e tem mais ou menos 500m de extensão.

Cachoeira Itaporani

O poço é bem grande e nos chamou a atenção a fumaça que estava subindo da queda.

Cachoeira Itaporani

Cachoeiras do Igumirim, Camapuã e Taquaral

As cachoeiras do Igumirim, Camapuã e Taquaral ficam bem próximas umas das outras. Se informe na portaria sobre o horário e permissões de visitação, pois nos disseram que precisava avisar antes de ir.

Cume dos Três Picos

A trilha do Cume dos Três Picos tem em torno de 6km. Não conseguimos visitar dessa vez, mas nos informaram que precisa entrar no parque até às 10h para percorrê-la.

Outras trilhas da parte baixa

O parque tem outras trilhas de dificuldades diferentes, como a trilha das Borboletas (750m) e a trilha da Viúva Hansen (1km). Pegue um mapa na portaria e escolha a sua!

Parte alta do Parque Nacional do Itatiaia

Dessa vez não conseguimos visitar a parte alta do Parque do Itatiaia. Além de cachoeiras e trilhas de duração variada, os principais atrativos são o Pico das Agulhas Negras e Cume das Prateleiras. Se informe antes de ir sobre os horários de entrada e sobre a necessidade ou não de guia para essas trilhas. 😉

Visite também: Itamonte

Ficamos hospedados em Itamonte para visitar o Parque Nacional do Itatiaia e achamos muito bom! A cidade tem muitos atrativos como cachoeiras e passeios com paisagens lindas. Vem ver nossas dicas!