Itamonte é uma cidade que fica no sul de Minas Gerais, pertinho da divisa com Rio de Janeiro e São Paulo, cercada por montanhas, cachoeiras e paisagens exuberantes. Além disso, a cidade também está próxima das portarias do Parque Nacional do Itatiaia, um dos parques mais importantes do Brasil. Se você está procurando um destino incrível na região sul de Minas Gerais, vem descobrir porque Itamonte é uma ótima opção!

O que fazer em Itamonte

Se você gosta de calmaria e natureza, não faltam atrativos em Itamonte! Vem ver o que encontramos de mais diferente por lá:

Lavandário Mantiqueira

O Lavandário Mantiqueira inaugurou no dia em visitamos (fevereiro/23) e a proposta é um café/lojinha de produtos típicos e um campo de lavandas para tirar muitas fotos!

Lavandário Mantiqueira itamonte

Como ainda estava inaugurando não aproveitamos tanto o café, mas Adriano experimentou um expresso com café local que estava bem gostoso. Trouxemos também um queijo tipo parmesão delicioso. A loja tem vários produtos feitos por lá mesmo a base de lavanda, como essências e buquês.

Vale a pena a visita e as fotos!

Usina dos Braga

Vimos alguns lugares indicando a Usina dos Braga, porém ela é fechada pra visitação. Conseguimos ver somente pelo portão no lado de fora:

Usina dos Braga itamonte

Obs: a vista real é essa, tiramos a foto pelo buraquinho da tela!

Ela é maravilhosa e a represa vista da estrada forma um espelho d’água muito bonito.

Cachoeira do Escorrega

A Cachoeira do Escorrega fica a mais ou menos 20 minutos de Itamonte e a estrada de terra é relativamente boa. O local parece ser um camping ou pousada. Estacionamos na beira da estrada e não pagamos entrada.

Cachoeira do Escorrega itamonte

A cachoeira é bem bonita e tem algumas mesinhas sob as árvores pra passar o dia.

Cachoeira da Conquista

Não conseguimos chegar na Cachoeira da Conquista, que fica no Bairro da Conquista. Como tinha chovido muito, a estrada estava bem ruim e acabamos saindo em um beco sem saída seguindo o Google Maps.

Uma coisa legal é que foi o lugar onde vimos mais pássaros diferentes pela estrada, muito bonito!

Um fato engraçado: chegando na estradinha sem saída pedimos informação pra um senhor que estava saindo de um pasto, o típico caipira mineiro! Com o cigarro na boca, resmungou algumas respostas em mineirês e acabamos entendendo mais os gestos do que tudo. Ficamos imaginando que por isso os paulistas acham nós, mineiros, todos meio jecas… ????

Instituto Alto Montana

O Instituto Alto Montana fica a mais ou menos 20 minutos do centro de Itamonte. É um centro de pesquisas que trabalha com pesquisa e preservação da biodiversidade local. O local é aberto a visitação e a taxa é de R$ 25 por pessoa.

Achamos que vale muito a pena a visita! São 5 cachoeiras e várias trilhas com níveis diferentes de dificuldade. É possível percorrer a pé ou de bike. Nós visitamos uma parte do Circuito Pinhão Assado que tem 5 cachoeiras de fácil acesso (o circuito todo leva em torno de 3km, mas como estava chovendo parte dele estava interditado).

Cachoeira Pinhão Assado

A Cachoeira Pinhão Assado é uma das mais lindas que vimos na região! É toda estruturada com trilhas para acessibilidade, além de cadeiras e guarda-sóis. Com certeza uma delícia pra passar o dia 🙂

Cachoeira Pinhão Assado itamonte alta montana

Cachoeirinha

Uma queda menor logo depois da Cachoeira Pinhão Assado.

cachoeirinha itamonte alta montana

Ponte de Pedra

Uma ponte antiga molda a queda d’água da Ponte de Pedra. É uma paisagem bem bonita.

Ponte de Pedra alta montana itamonte

Cachoeira Laje de Pedra

Essa é a última cachoeira da trilha.

Cachoeira Laje de Pedra itamonte alta montana

O Instituto também tem um museu aberto a visitação, um bar e uma plantação de morangos.

Garganta do Registro

A Garganta do Registro divide os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, marcando o início da área do Parque Nacional do Itatiaia (o acesso a portaria alta do Parque é feito por uma estradinha que começa ali).

A atração tem várias lojinhas com produtos típicos e lanchonetes. Estava bem cheio em todas as vezes que visitamos. Vale a pena ir pra tomar café da manhã ou comprar queijos, azeites, cafés e doces! Gostamos muito da lojinha Barraca da Leda (voltamos 3 vezes) e ela nos contou que a dela foi a primeira a ser feita, seguida pelas outras que são todas da mesma família.

Ah, outra dica é que há várias fontes de água potável por lá:

Garganta do Registro

Volta dos 80

A Volta dos 80 é um circuito de 80 km pelas estradinhas que passam pela Serra da Mantiqueira (sendo boa parte no Parque Nacional do Itatiaia) e Parque Estadual do Papagaio. Ela começa na Garganta do Registro que comentei acima, na estrada de acesso à portaria alta do Parque Nacional do Itatiaia.

A partir daí, passamos pelos bairros Serra Negra, Campo Redondo e Berta, chegando por fim a Itamonte.

A maior parte do percurso é por estrada de terra e é recomendável que seja feito em um carro 4×4. A paisagem é lindíssima!

Volta dos 80 itamonte

No caminho, passamos por duas cachoeiras:

Cachoeira da Pedra

A entrada da cachoeira da Pedra fica no Chalés Cachoeira da Pedra e a taxa é de R$ 10 por pessoa. A trilha é de 5 minutos até a cachoeira. Não conseguimos ver a queda pois, chegando na beira do rio, é preciso atravessar um trecho dentro da ´água pra chegar até ela.

Cachoeira da Pedra itamonte

Cachoeira da Fragária

A Cachoeira da Fragária fica próxima ao bairro Campo Redondo, a mais ou menos 1h de Itamonte. Paramos na beira da estrada pra fotografar e parece que existe uma trilha pra ir até ela pelo pasto mesmo, mas não andamos até lá.

Cachoeira da Fragária itamonte

Há poucos restaurantes ao longo da Volta dos 80 e quando fomos a maioria estava fechado. Comemos no Restaurante da Neiva (self-service à vontade por R$ 25 por pessoa), que fica em Campo Redondo, mas não curtimos muito a comida. Porém, comemos um bombom de pinhão incrível, vale experimentar!

Cachoeira da Fragária

Precisamos dizer que, pela nossa experiência, Itamonte ainda está se desenvolvendo em relação ao turismo (por exemplo: os lugares mais diferentes que visitamos estão abertos há no máximo 4 meses!). Apesar de ter muitas atrações como trilhas e cachoeiras, a cidade ainda não tem uma estrutura como outras cidades serranas tipo Monte Verde. Não espere restaurantes de fondue ou vinhos, nem barzinhos ou cafés badalados a noite. A avenida principal tem cara de centro comercial de cidades maiores. São poucas lojas de produtos típicos realmente com cara de lojinhas rústicas, assim como poucas opções de restaurante (a noite, só encontramos hamburguerias e pizzarias comuns). Porém, pode ser porque fomos no verão e a alta temporada é no inverno.

Atrativos do Bairro Engenho da Serra

Nos hospedamos no bairro Engenho da Serra (a dica do AirBnB tá lá embaixo), que é o mais próximo da portaria alta do Parque Nacional do Itatiaia. Esse bairro fica a mais ou menos 20 minutos do centro de Itamonte por uma estrada asfaltada (até o AirBnB foram uns 10 minutos de estrada de chão). Amamos o lugar! Veja o que fazer por lá:

Trilha do Picu

A entrada para a Trilha do Picu fica no restaurante Engenho da Serra (abaixo) e tem mais ou menos 6km ida e volta. A subida é feita em meio à natureza, com árvores, riachos e animais silvestres ao redor. No topo, é possível ver a região de um ângulo privilegiado, com vista para a Pedra do Picu (essa da foto abaixo):

Trilha do Picu itamonte

Vale lembrar que a trilha exige bom condicionamento físico e, como tem um trecho de subida, não é recomendada em época de chuva (que foi o nosso caso :/).

Restaurante Engenho da Serra

Infelizmente não conseguimos ir no Engenho da Serra pois só abriu durante o feriado. É nele que fica a entrada para a trilha da Pedra do Picu. O restaurante parece muito bonito!

Pizzaria do Bairro Engenho

A pizzaria que fica no Bairro Engenho entrega de quinta a domingo e é uma boa opção pra quem ficar hospedado por lá! O WhatsApp é 35 8435-8708.

Pizzaria do “paulista”

Coisas que só acontecem no interior (e são maravilhosas): passeando pelas ruas do bairro, fomos convidados por um paulista (que não lembro o nome :/) para comer uma pizza artesanal a noite! Fica próximo ao Casarão Engenho da Serra e tem um trailler de pizza na porta. Ele contou que abre de sexta a domingo, mas se você estiver passando por lá, dê uma volta e confira se é isso mesmo. A pizza é muito gostosa!

Pizzaria do "paulista" engenho da serra

Casarão Engenho da Serra

O Casarão Engenho da Serra foi construído no início do século XX e possui uma arquitetura colonial muito bonita. Atualmente funciona como igreja. Não sabemos se é possível visitar o casarão, mas dá pra tirar fotos lindas do lado de fora!

Casarão Engenho da Serra itamonte

Ah, em frente ao casarão tem uma lojinha de produtos caseiros com um senhor muito simpático atendendo.

Água Engenho da Serra

Outro detalhe legal é que tem uma empresa de água mineral (Água Engenho da Serra) que fica nesse bairro. Eles disponibilizam uma fonte onde você pode encher suas garrafas de graça!

Onde comer em Itamonte

Embora Itamonte seja uma cidade pequena, encontramos alguns lugares muito bons para comer. Porém, achamos as opções de restaurantes bem limitadas, especialmente à noite (não encontramos nenhum lugar mais “diferente” pra ir, somente pizzarias e hamburguerias mais comuns). Pode ser porque fomos fora de temporada e no inverno a cidade seja mais agitada, mas vários lugares estavam fechados ou não achamos nenhuma informação sobre :/

Vale destacar que o foco da culinária em Itamonte são as trutas, um peixe de água fria que é criado em vários lugares na região.

Restaurante Encantamonte

O restaurante Encantamonte abriu a pouquíssimo tempo. Geralmente funciona aos finais de semana para almoço, mas vale conferir no Instagram deles os horários. A casa é lindíssima e é onde os donos realmente moram!

Restaurante Encantamonte itamonte

No cardápio tem opções desde truta a pratos típicos mineiros. Escolhemos a costelinha e um frango com quiabo pra experimentar e estavam bem gostosos!

O restaurante tem vinhos e certejas artesanais também, vale a pena a parada. Ah, também tem uma cachoeira na propriedade mas não animamos visitar dessa vez.

Truticultura Sobradinho

A Truticultura Sobradinho fica a uns 20 minutos de Itamonte. O lugar é muito bonito e é possível visitar os tanques de criação das trutas. Pedimos uma refeição com truta que estava muito gostosa e veio super farta!

Truticultura Sobradinho itamonte

Café Terras Altas

O Café Terras Altas é uma cafeteria e empório que abriu há 4 meses. Como só abre às 12h, não conseguimos tomar café da manhã lá, mas passamos pra tomar um café com bolo que estava delicioso.

Café Terras Altas itamonte

Restaurante Bela Serra

O restaurante Bela Serra fica no Bairro Engenho e tem vários pratos com truta. Os tanques de criação ficam no mesmo local e é possível visitar. Pedimos uma truta com lâminas de amêndoa e estava super gostosa. Fomos lá outra vez almoçar e tanto a comida quanto o atendimento foram ótimos!

Restaurante Bela Serra itamonte

Onde se hospedar em Itamonte: bairro Engenho da Serra

Ficamos hospedamos no Chalé do Sossego, um AirBnB no bairro Engenho da Serra.

Localizado em uma região de serra, o chalé tem uma vista incrível das montanhas e da mata. O jardim tem um banquinho muito propício pra apreciar essa beleza.

A noite, só ouvimos o barulho do rio que passa ao lado. De manhã e a tardinha pegamos um frio muito gostoso, mesmo estando no verão. Olha essa paisagem maravilhosa:

Onde se hospedar em Itamonte: bairro Engenho da Serra

Ah, também tem uma cachoeira na estrada a menos de 5 minutos a pé do chalé:

cachoeira bairro engenho da serra itamonte

Dica: entrega de café da manhã no chalé

Descobrimos a Marilda, que entrega café da manhã onde você estiver hospedado no Bairro Engenho. Ficou em R$ 80 pra duas pessoas e adoramos! O contato dela é 35 8438-7329.

cafe da manha itamonte engenho da serra

Como chegar em Itamonte

Itamonte está localizada em uma posição estratégica, próxima às divisas com Rio de Janeiro e São Paulo. Inclusive, tem muito mais paulistas e cariocas do que mineiros turistando por lá. Nós saímos de Belo Horizonte e, apesar de ser um pouco mais longe, vale muito a pena a viagem!

Confira abaixo as rotas de carro para chegar em Itamonte a partir de algumas das principais cidades da região:

• Belo Horizonte: pegue a BR-381 até a cidade de Oliveira, em seguida, pegue a BR-494 em direção a São Lourenço e siga pela BR-354 até Itamonte. A viagem tem cerca de 427km e dura em média 6 horas.
  • São Paulo: pegue a BR-381 até a cidade de Cambuí, depois pegue a BR-267 em direção a Pouso Alto e, em seguida, siga pela BR-354 até Itamonte. A viagem tem cerca de 280 km e dura em média 4 horas.
  • Rio de Janeiro: pegue a BR-116 até a cidade de Engenheiro Passos, em seguida, pegue a BR-354 em direção a Itamonte. A viagem tem cerca de 237km e dura em média 3 horas.

Sugestão de roteiro em Itamonte para 4 dias saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro

Aproveite essa sugestão para conhecer o máximo da cidade:

Dia 1: Chegada. Visita ao Lavandário, Usina dos Braga e Cachoeira do Escorrega. Almoço no restaurante Encantamonte.

Dia 2: Volta dos 80 e café da tarde na Estação Terras Altas.

Dia 3: Café da manhã na Garganta do Diabo e visita ao Parque Nacional do Itatiaia (ou portaria alta ou portaria baixa).

Dia 4: Instituto Montana e almoço no restaurante Sobradinho. Volta pra casa.

Conheça também: Parque Nacional do Itatiaia

Visitamos a parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia e contamos tudo sobre suas belezas naturais incríveis! Vem ver: