Dicas de viagens que você não encontra em lugar nenhum

Serro: os encantos da Terra do Queijo, em Minas Gerais

Conhecida como a “Terra do Queijo”, a cidade de Serro, em Minas Gerais, tem uma das paisagens mais icônicas do estado. Venha ver nossas dicas e descubra o que fazer em Serro e nos arredores!

Escadaria da Igreja Santa Rita serro

O que fazer em Serro, Minas Gerais

Veja as atrações que visitamos em Serro:

Visitar a Escadaria da Igreja Santa Rita

A Escadaria da Igreja Santa Rita é o cartão postal do Serro e uma das paisagens mais icônicas de Minas Gerais! São 57 degraus que levam da praça à Igreja Santa Rita.

Escadaria da Igreja Santa Rita serro

Do alto da escadaria, temos uma vista lindíssima da cidade, com suas ruas repletas de casarões e outras igrejas. A grande maioria das casas são muito bem cuidadas, com pinturas recentes e estilo arquitetônico preservado.

Escadaria da Igreja Santa Rita serro

A Igreja Santa Rita fica no alto da escadaria.

 Igreja Santa Rita serro

Aos pés da escadaria há uma praça muito bonita e bem cuidada.

praça da igreja Santa Rita serro

A Igreja Nossa Senhora do Carmo fica nessa praça também. Achei linda!

A Igreja Nossa Senhora do Carmo fica na praça da escadaria. Achei linda!

Comprar queijos do Serro

Compramos queijos na Cooperativa dos produtores rurais de Serro (que é um supermercado) e na loja Queijo do Cedro. Só vimos um empório na cidade com queijos, doces, bebidas etc. A que tem mais indicações na internet, a Trém-Ruá Grife do Queijo, estava fechada em obras.

A principal atração do Serro é a fabricação de queijos, mas confesso que fiquei bem decepcionada pela falta de empórios oferecendo produtos locais e até mesmo degustação. Também entrei em contato com 3 produtores de queijo para visitar: 2 não estavam produzindo mais e o outro nem respondeu. Achei bem fraquinho, esperava muito mais turismo nesse sentido.

Bolerata

Quando fomos, em agosto/23, estava acontecendo a Bolerata, um evento tipo a Vesperata de Diamantina. É uma apresentação de artistas e bandas locais na rua e nas sacadas dos casarios coloniais do centro.

Não ficamos pra assistir porque para sentar em uma das mesas no local custava mais de R$ 200, a banda era muito fraquinha e a comida oferecida no local (só tinha uma opção) bem cara. Nesse dia, um sábado a noite, procuramos algum restaurante ou bar pra jantar e só encontramos o Café da Praça. :/

Onde comer no Serro: Café da Praça

O Café da Praça fica aos pés da escadaria da Igreja Santa Rita. Além do lugar maravilhoso, a comida é bem gostosa! Pedimos uma tábua de queijos, que são de produção própria, bruschettas e uma sobremesa deliciosa com queijo e caramelo.

café da praça serro

Em relação a restaurantes, também achei que faltam muitas opções legais pra turistas. Só vimos botecos e restaurantes comuns. O único que encontramos que oferecia produtos mais diferentes foi esse café.

Onde se hospedar: conheça Milho Verde

Ficamos hospedados em Milho Verde, um distrito de Serro que fica a apenas meia hora de distância da cidade. Achamos que Milho Verde tem mais opções de restaurantes e passeios próximos, como cachoeiras, e a estrada é de fácil acesso. Vem ver as dicas de pousada, restaurantes e cachoeiras!

Anteriores

Descubra as cachoeiras e atrações de Milho Verde, Minas Gerais

Próximo

O que fazer na Serra do Cipó: cachoeiras, pousada e restaurantes

  1. Maria Alice Guimarães Peres

    Serro é uma linda cidade mineira: as igrejas, o casario, a paisagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén