Se você está planejando visitar Belo Horizonte, saiba que a cidade oferece uma variedade de atrações interessantes para todos os gostos. Confira nossas dicas sobre o que conhecer, visitar e fazer em Belo Horizonte, seja em uma passagem rápida ou em uma estadia mais longa.

O que fazer em Belo Horizonte: Centro da cidade

No centro de Belo Horizonte você encontra de tudo: fotos na hora, corte de cabelo, ouro e prata… além de muitas atrações incríveis! É no centro onde ficam duas das atrações mais bombadas de BH hoje: o Mercado Novo, a Rua Sapucaí e o evento Tranquilo. Vem conhecer todos:

Mercado Central

O Mercado Central é o melhor mercado típico que já visitei até hoje. Você encontra qualquer ingrediente da culinária mineira e inúmeros artesanatos locais. É impossível visitar BH e deixar de fazer isso no Mercado Central:

  • Tomar a limonada da Tradicional Limonada
  • Comer fígado com jiló em um dos bares participantes do festival Comida di Buteco
  • Degustar uma enormidade de queijos e doces (e levar um queijo mineiro na mala)
  • Comer uma fatia de abacaxi gelado docinho
  • Se perder nos corredores e ter que pedir informação pra achar a saída (acredite, isso acontece bastante 😅).

Mercado novo

Localizado no centro de Belo Horizonte, pertinho do Mercado Central, o Mercado Novo é um dos pontos mais badalados de BH hoje. Praticamente todo belo-horizontino já marcou um happy hour lá, horário em que mais enche (a cultura é comer e beber em pé mesmo, de tanto que fica cheio).

O prédio foi projetado em 1960 para ser o novo mercado municipal de Belo Horizonte. Por muitos anos, algumas lojas ficaram fechadas e até abandonadas, e o comércio que dominava era o de embalagens e insumos para lojistas. Hoje, é o lugar perfeito para provar a culinária mineira e visitar lojas de artesanato, moda e produtos mineiros super autênticos.

Palácio das Artes

O Palácio das Artes foi fundado em 1970 e fica no centro de Belo Horizonte, ao lado do Parque Municipal. É um espaço dedicado a apresentações artísticas de alta qualidade, incluindo música, teatro, dança e exposições de arte contemporânea. As exposições são gratuitas e com frequência há espetáculos com entrada grátis também. Veja a programação.

Parque Américo Renné Giannetti (ou Parque Municipal)

O Parque Américo Renné Giannetti, conhecido como Parque Municipal, fica no centro de Belo Horizonte. É um oásis em meio à agitação do centro e muitos visitantes o procuram para caminhadas, piqueniques e passeios em família com crianças. Há alguns lagos, muitos espaços para descansar na grama ou em bancos, um parque de diversão infantil e vendedores ambulantes. A entrada é gratuita.

Feira Hippie da Avenida Afonso Pena

A Feira Hippie é uma tradição na cidade e acontece todos os domingos de 7h às 14h na Avenida Afonso Pena, começando em frente ao Parque Municipal. Fundada nos anos 70, a feira reúne centenas de expositores que vendem artesanato, roupas, acessórios, móveis, decoração, comidas típicas e muito mais. É um ótimo lugar para visitar no domingo cedinho, fazer compras e comer um acarajé ou pastel.

Feira Hippie da Avenida Afonso Pena

Viaduto Santa Tereza

O Viaduto Santa Tereza, construído em 1929, é um dos símbolos da cidade. Ele liga o centro de Belo Horizonte ao bairro Santa Tereza, que por muitos anos foi um bairro super boêmio de BH (inclusive, foi lá que o movimento Clube da Esquina começou, além da formação do 14 Bis, Skank e Sepultura). Sua arquitetura única atrai muita gente para tirar fotos, além de acontecerem shows e eventos no local.

Rua Sapucaí

A Rua Sapucaí fica próxima ao Viaduto Santa Tereza e a Praça da Estação, onde fica a estação central do metrô e a estação de trem. Hoje é super famosa por sua vida noturna (nos últimos anos muuuitos bares e restaurantes moderninhos surgiram no local) e eventos culturais, como o Carnaval de Belo Horizonte. A Casa Sapucaí fica na região e é uma das baladas mais quentes de Belo Horizonte atualmente.

Terraço Acaiaca

O Terraço Acaiaca fica no Edifício Acaiaca, que é um dos marcos do Centro de BH. O prédio tem 130 metros de altura e 30 andares, e a fachada é adornada com índios (ou efígies indígenas): um virado para a Rua Espírito Santo e o outro para a Rua dos Tamoios. O Terraço tem uma vista panorâmica da cidade e a organização promove eventos como assistir ao pôr-do-sol ou brunchs. Veja a programação e reserve.

Museu de Artes e Ofícios

O Museu de Artes e Ofícios é um acervo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil inteiro. A visita é bem interessante e gratuita.

Edifício Maletta

O Edifício Maletta foi inaugurado nos anos 60 e seu uso é tanto comercial quanto residencial. É famoso por seus sebos onde você encontra livros e vinis que nem sabia que existiam. Os bares já tiveram fama de “copo sujo” (aqueles botecos bem raíz, sabe?), mas hoje o lugar tem dezenas de opções de bares e restaurantes desde os mais chiques até os mais simples. É um lugar muito procurado para um happy hour!

Igreja São José

A Igreja São José é de 1900 e é uma das igrejas mais bonitas de BH pra mim. Desde que foi revitalizada, sua pintura muito diferente das demais me chamou a atenção.

Museu dos Brinquedos

O Museu dos Brinquedos foi aberto em 2006 a partir da coleção de brinquedos da Vovó Luiza. Hoje, são mais de cinco mil brinquedos. A entrada é paga e é interessante ir com crianças, há que o foco são as atividades lúdicas para os pequenos.

Dica: Todas as atrações que ficam no centro são muito tranquilas de serem visitadas, mas tome cuidado nas proximidades (como o centro é muito movimentado de dia, se possível ande com sua mochila ou bolsa próxima ao peito para evitar furtos; não circule a pé a noite pois as ruas ficam muito vazias). Redobre o cuidado nas regiões da Praça da Estação, Rodoviária e Praça Raul Soares.

O que fazer em Belo Horizonte: Savassi e Praça da Liberdade

A região da Savassi e a Praça da Liberdade em Belo Horizonte são verdadeiros polos culturais e históricos que oferecem muitas experiências culturais. Vem conhecer:

Praça da Liberdade

Um dos cartões postais de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade é cercada por edifícios históricos e museus. Os jardins da praça são lindíssimos e muitos moradores a procuram para praticar exercícios ou fazer um passeio com crianças e pets. A decoração no Natal é uma das atrações mais esperadas!

Praça da Liberdade

Palácio da Liberdade

O Palácio da Liberdade fica em frente a Praça da Liberdade e já serviu como sede do governo de Minas Gerais. Há visitas guiadas e livres e ambas são gratuitas, confira os horários.

Palácio da Liberdade

O jardim ao redor do Palácio é lindíssimo também!

Palácio da Liberdade

Circuito Liberdade

O Circuito Liberdade é formado por vários prédios históricos ao redor da Praça da Liberdade e também nas proximidades. Vários deles tem entrada gratuita para exposições. Conheça alguns:

  • Centro Cultural Banco do Brasil: o espaço exibe eventos nas áreas de artes cênicas, cinema, exposições, inovação e música. Tem muita coisa legal sendo exibida com frequência!
  • Museu das Minas e do Metal: um museu dedicado à história da mineração e da metalurgia em Minas Gerais, com exposições interativas e educativas. É muito legal pois há muitas amostras de metais e pedras!
  • Espaço do Conhecimento UFMG: um museu de ciência que tem exposições interativas e um planetário muito legal (há exibições de projeções em um teto abobadado).
  • Casa Fiat de Cultura: um espaço cultural que tem exposições de arte contemporânea e eventos culturais.
  • Memorial Minas Gerais Vale: é um “museu de experiência”, que usa tecnologias interativas para falar sobre a cultura, a arte e a história de Minas.
  • Museu Mineiro: o Museu Mineiro tem uma coleção impressionante de arte e artefatos históricos. Há exposições permanentes e temporárias e o acesso é gratuito.

Cine Belas Artes

Se você gosta de cinema o Cine Belas Artes é parada obrigatória! Sabe aquela vibe de cinema antigo de rua? É exatamente assim e fica ao lado da Praça da Liberdade. O cinema foca em filmes nacionais ou que estão fora do circuito comercial (ou “mais cults”).

Restaurante Dona Lucinha

O restaurante Dona Lucinha é o meu preferido em Belo Horizonte e é conhecido por sua culinária tradicional mineira. A dona Lucinha nasceu no Serro e durante toda a sua vida pesquisou e ensinou sobre a culinária mineira. Recomendo visitar a unidade da Rua Padre Odorico, na Savassi, e provar a costelinha com molho de rapadura ou o tropeirinho (mas eu sou suspeita porque tudo lá é muito gostoso).

Onde comer o melhor pão de queijo de Belo Horizonte

Vou destacar dois lugares onde você pode encontrar um pão de queijo delicioso em Belo Horizonte, mas tem inúmeros lugares que fazem essa iguaria muito bem, como lojas no Mercado Central, Mercado Novo e no Restaurante Dona Lucinha:

  • Supermercado Verdemar: é um supermercado local gourmet e pra mim o pão de queijo de lá é o melhor de todos (além de ser ganhador de prêmios)
  • Pão de Queijaria: é um café onde o pão de queijo é servido de várias maneiras, com recheios doces e salgados.
Pão de queijo recheado da Pão de Queijaria

Confira também mais de 30 lugares para comer um pão de queijo e tomar um cafezinho em BH, além de outras iguarias mineiras

O que fazer em Belo Horizonte: Região da Pampulha

Na Região da Pampulha você vai encontrar uma mistura de arquitetura, belezas naturais, atividades esportivas e muitos restaurantes e barzinhos.

Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha é uma lagoa artificial que foi construída para servir como reservatório de água para a cidade, lá na década de 30. Rodeada por parques e clubes, hoje é um lugar muito procurado para práticas esportivas e também para curtir a natureza.

Um programa típico de Belo Horizonte é alugar uma bicicleta ou um triciclo para dar uma volta ao redor da lagoa. Depois, claro, é obrigatório fazer uma parada para tomar água de côco em um dos quiosques na beira da lagoa.

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha é um patrimônio mundial reconhecido pela UNESCO. O complexo foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Inclui a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube, o Museu de Arte e a Igreja de São Francisco de Assis (conhecida como Igrejinha da Pampulha). Cada construção exibe traços muito característicos de Niemeyer, vale a pela dar uma volta a pé para

A obra mais famosa do conjunto é a Igreja de São Francisco de Assis. Sua beleza é surpreendente.

Ah, não deixe de visitar a Casa do Baile: apesar de menor, ela fica em uma ilha artificial é ligada à orla só por uma ponte. A paisagem é belíssima.

Parque Guanabara

O Parque Guanabara é um clássico em BH, toda criança já foi lá! Ele tem aquela vibe de parque de diversão antigo, com brinquedos mais modestos e barraquinhas de algodão doce, pipoca e souvenirs. É um passeio bem gostoso pro final da tarde, pois o pôr-do-sol é lindíssimo na região.

Visita guiada ao Mineirão

O Estádio Mineirão é um dos locais mais emblemáticos de Belo Horizonte. Nós já fizemos uma visita guiada ao estádio lendário e adoramos! É possível visitar os vestiários, o campo, um museu interativo e ainda tirar sua foto chutando pro gol ou na bancada de entrevistas!

Restaurante Xapuri

O Restaurante Xapuri é um destino imperdível para aqueles que querem experimentar os sabores de Minas na região da Pampulha. O local é enorme e as mesas ficam espalhadas por várias ambientes entre os jardins.

O que fazer em Belo Horizonte: Região do Mangabeiras

Na Região do Mangabeiras, você encontrará diversas atrações que oferecem vistas lindíssimas de Belo Horizonte:

Praça do Papa

A Praça do Papa é ponto de encontro para belo-horizontinos que querem apreciar uma vista lista no final de semana, seja ao longo do dia ou durante o pôr-do-sol. O local também é ótimo para piqueniques e para andar de bicicleta e patins.

Mirante das Mangabeiras

O Mirante das Mangabeiras tem uma vista deslumbrante da cidade e da Serra do Curral, que é uma das marcas registradas da paisagem belo-horizontina.

Dica: evite ir sozinho(a) a noite tanto na Praça do Papa quanto no Mirante, pois em alguns dias fica bem vazio.

Parque das Mangabeiras

O Parque das Mangabeiras é uma área verde enorme de entrada gratuita. É ótimo para passar o dia com crianças ou em um piquenique romântico!

Parque Serra do Curral

O Parque Serra do Curral tem trilhas com vistas panorâmicas da cidade e da Serra do Curral. A entrada é gratuita e a trilha tem em torno de 5km ida e volta, com 10 mirantes ao longo do caminho.

Parque do Palácio, no Palácio das Mangabeiras

O Palácio das Mangabeiras foi construído na década de 50 e em 2022 foi transformado em um espaço aberto à população, o Parque do Palácio. Além de algumas exposições e oficinas, o local tem um brunch e fica aos pés da Serra do Curral.

Outras atrações em Belo Horizonte

Conheça mais opções de atrações em Belo Horizonte fora dos eixos turísticos principais:

Ensaio dos blocos de Carnaval

Belo Horizonte ficou famosa pelo seu Carnaval de rua nos últimos anos e você pode ir a ensaios de blocos praticamente o ano todo! Esse Instagram tem programações atualizadas sobre datas e locais.

Evento “Tranquilo”

O Tranquilo se define como um movimento itinerante e cultural de exaltação à música feita em Minas Gerais. É um rolê “tilelê”/alternativo, onde 3 artistas independentes se apresentam cantando composições próprias para um público de mais ou menos 300 pessoas. Os encontros acontecem às terças feiras, das 19h às 00h30, e cada edição é em um local diferente de BH (que só é revelado poucos dias antes).

Quero Bolinho

O Quero Bolinho é um projeto criado pela artista Maria Raquel, que se inspirou no movimento Hip Hop de Belo Horizonte lá em 2009. Você pode achar estranho, mas praticamente todo belo-horizontino já viu uma arte com um “bolinho” espalhado por lugares inusitados em BH! O objetivo de Maria Raquel era chamar a atenção para a falta de espaços para pedestres na cidade e você pode encontrá-los em diversas “roupagens”.

Foto: Instagram @querobolinho

Cemitério do Bonfim

O cemitério do Bonfim fica no bairro de mesmo nome, mas é bem pertinho do centro de BH. Construído em 1897, é a necrópole mais antiga da cidade. Eu já fotografei o local algumas vezes para projetos de pesquisa e sempre me encantei com os mausoléus e capelas repletos de detalhes (a grande maioria de famílias abastadas da época, que traziam as peças de outras cidades e até contratavam escultores de fora do país). É possível agendar uma visita guiada gratuitamente por aqui.

Cemitério do Bonfim

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

O Museu de História Natural e Jardim Botânicoda UFMG fica no bairro Santa Inês e, além das exposições botânicas e arqueológicas, guarda um importante tesouro da arte popular: o Presépio do Pipiripau.

O presépio foi criado no século XX pelo artesão Raimundo Machado e possui 586 figuras móveis articuladas. É um trabalho extremamente meticuloso que representa a história da vida e da morte de Jesus Cristo, mostrando o dia a dia de uma cidade e seus moradores ao fundo.

Museu de Ciências Naturais da PUC

O Museu de Ciências Naturais da PUC tem um acervo paleontológico MUITO legal! É possível ver esqueletos de dinossauros e também de animais atuais.

Teatro Giramundo

O Giramundo é um dos teatros de bonecos mais antigo do Brasil. Foi criado em 1970 em BH por um coletivo de artistas plásticos e o grupo já construiu em torno de 1.500 bonecos. Veja como visitar o museu e a agenda de espetáculos aqui.

Oficinas presenciais em BH

A Belotur disponibiliza esse catálogo de experiências para quem quer fazer uma aula de cerâmica, costura, bordado, modelagem, teatro ou outras experiências com artistas mineiros.

Grande Hotel Ronaldo Fraga

O Grande Hotel Ronaldo Fraga exibe roupas, acessórios e peças exclusivas em um casarão antigo no bairro Funcionários. Além disso, o espaço tem café e restaurante, cursos de teatro e oficinas. Só o lugar por si só já é lindíssimo e rende fotos muito legais!

Grande Hotel Ronaldo Fraga

Outras atrações próximas a Belo Horizonte

Além das atrações na própria Belo Horizonte, você também pode aproveitar para explorar algumas atrações próximas à cidade. Minas Gerais é um estado repleto de belezas naturais e riqueza cultural, oferecendo várias opções para enriquecer sua viagem. Aqui estão algumas sugestões:

Inhotim

O Inhotim é um dos maiores museus a céu aberto do mundo, além de um acervo de arte incrível e jardins deslumbrantes. O lugar é um passeio obrigatório para quem vem a BH. Veja nossas dicas!

inhotim

Cidades históricas

Explore as ricas histórias e charme das cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Tiradentes, Mariana, São João del Rei e Sabará.

ouro preto

Cachoeiras próximas a Belo Horizonte

Várias cachoeiras estão localizadas nas proximidades de Belo Horizonte. Aproveite para mergulhar na natureza!

Cachoeiras próximas a Belo Horizonte

28 cidades perto de Belo Horizonte para conhecer

Selecionamos 28 destinos perto de BH para ir de carro ou de ônibus. Veja explorar a região!

O que fazer em Belo Horizonte em 1 dia

Se você tem apenas um dia em Belo Horizonte, recomendamos esse roteiro:

  • Comece pela Praça da Liberdade e escolha um café próximo para tomar café da manhã ou um brunch. Se quiser, escolha um dos museus nos arredores para visitar;
  • A próxima parada é o Mercado Central. Aproveite para experimentar delícias mineiras e almoçar um prato típico em um dos restaurantes.
  • À tarde, você pode visitar o Terraço Acaiaca e curtir um pôr-do-sol lindo.
  • Finalize o dia no Mercado Novo ou na região da Rua Sapucaí.

O que fazer em Belo Horizonte em 2 dias

Se você tem dois dias em Belo Horizonte, sugerimos o seguinte roteiro:

Dia 1:

  • Comece pela Praça da Liberdade e escolha um café próximo para tomar café da manhã ou um brunch. Se quiser, escolha um dos museus nos arredores para visitar;
  • A próxima parada é o Mercado Central. Aproveite para experimentar delícias mineiras e almoçar um prato típico em um dos restaurantes.
  • À tarde, você pode visitar o Terraço Acaiaca e curtir um pôr-do-sol lindo.
  • Finalize o dia no Mercado Novo ou na região da Rua Sapucaí.

Dia 2:

  • Comece o dia na região da Pampulha: faça uma caminhada ou alugue uma bike para conhecer os arredores, incluindo o lindo conjunto arquitetônico
  • Escolha um dos restaurantes da orla da lagoa para almoçar, como o Restaurante Xapuri
  • Escolha a opção que é mais a sua cara: uma visita guiada ao Mineirão, uma visita a um dos Museus e Igrejas ou uma visita ao cemitério do Bonfim
  • No fim do dia, aprecia a vista da Praça do Papa e o pôr-do-sol do Mirante de Belo Horizonte.
  • A noite, você pode escolher uma das opções do Mercado Novo, da Rua Sapucaí ou checar a agenda do evento Tranquilo.

O que fazer em Belo Horizonte em 3 dias

Para um roteiro de três dias em Belo Horizonte, sugerimos que você siga o roteiro de 2 dias e em um dos dias visite o Inhotim, que fica em Brumadinho, a 1h de distância de BH. É uma atração de beleza incomparável!

O que fazer em Belo Horizonte em 4 dias

Para um roteiro de três dias em Belo Horizonte, sugerimos que você siga os roteiros anteriores e acrescente alguma dessas ideias:

  • Visitar o Inhotim por mais um dia: você vai ver que o Museu é enorme e que vale a pena visitar com calma pra conseguir ver tudo.
  • Visitar Ouro Preto, uma cidade histórica maravilhosa que fica a 1h30 de Belo Horizonte e é perfeita pra ir e voltar no mesmo dia.

Ou, se preferir ficar em Belo Horizonte, sugerimos o seguinte no quarto dia:

  • Escolha um brunch para começar o dia bem
  • Depois, uma sugestão é um passeio ao Palácio das Artes e ao Parque Municipal. Confira a agenda do Palácio das Artes para ver as exposições em cartaz
  • Aproveite para almoçar no Edifício Maletta ou no restaurante Dona Lucinha
  • À tarde, passeie pelo Bairro Savassi e tome um café ou chopp nos diversos cafés e bares da região.

Onde se hospedar em Belo Horizonte

Separamos algumas dicas de hotéis em Belo Horizonte dependendo da região em que você quer ficar. Recomendamos se hospedar ou na região da Savassi ou na região da Pampulha. Em horários de pico o trânsito costuma agarrar entre uma região e outra, podendo levar em torno de 40 minutos a uma hora entre elas.

A vantagem da região da Savassi é que você estará perto de um ótimo circuito cultural, na Praça da Liberdade, mais próximo da rodoviária e também de um terminal de ônibus que leva até o aeroporto de Confins. A região também tem restaurantes e bares mais badalados.

Visite também: cidades perto de Belo Horizonte

Selecionamos 28 cidades e atrações perto de Belo Horizonte para ir de carro ou de ônibus. Tem cidade a menos de 50km pra fazer bate e volta no mesmo dia e tem cidade pra explorar mais a região e ficar de um fim de semana até 4 dias.