A cidade de Grão Mogol fica no topo da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais. Grão Mogol é pouco conhecida como cidade turística, mas tem atrativos imperdíveis para quem ama conhecer mais sobre a história de Minas e curtir a natureza. Vem conhecer!
Como chegar em Grão Mogol
Grão Mogol fica no norte de Minas, a duas horas de Montes Claros. A viagem dura em torno de 7 a 8 horas saindo de Belo Horizonte.
História de Grão Mogol
Fundada no século XIX, Grão Mogol nasceu a partir da exploração do diamante e possui um valioso conjunto arquitetônico tombado. Ao caminhar pelas ruas de pedra da cidade, nos deparamos com casarões antigos, igrejas coloniais e monumentos que remetem ao tempo em que o comércio de diamantes florescia na região.
Grão Mogol é conhecida como “cidade das pedras“: elas estão presentes nas construções, pavimentações, trilhas, cachoeiras… há até locais onde as pedras naturais foram mantidas e contornadas por muros.
Os “Sóis Maçônicos” presentes em algumas ruas da cidade eram usados pra representar casas de maçons antigamente. Com o passar do tempo essas imagens foram se perdendo, mas é possível encontrar alguns na Rua Direita (Rua Cristiano Relo).
O que fazer em Grão Mogol
Grão Mogol possui atrações históricas e naturais. Vem conhecer:
Igreja Matriz de Santo Antônio
A Igreja Matriz de Santo Antônio é um cartão postal de Grão Mogol. Também conhecida como igreja de pedra, segue o estilo colonial e começou a ser construída em 1846. Além da sua beleza, a igreja proporciona uma vista espetacular das montanhas que circundam Grão Mogol, tornando-se um local ideal para admirar o pôr do sol.
Presépio Natural Mãos de Deus
O Presépio Natural Mãos de Deus é uma das maiores atrações da cidade. O criador dessa obra monumental, o Sr. Lúcio Marcos Bemquerer, descreve o presépio como “um amontoado de pedras em harmonioso desalinho”.
Inaugurado em de 2011, essa obra se estende por 3,6 mil metros quadrados e se destaca pelo enorme paredão de pedras, onde quinze personagens foram esculpidos em pedra-sabão e outros moldados em cimento.
Este magnífico presépio a céu aberto reforça a fama de Grão Mogol como a “cidade das pedras” abrigando, segundo informações, o maior presépio natural a céu aberto do mundo.
Casa de Cultura de Grão Mogol
A Casa de Cultura de Grão Mogol fica no centro da cidade e é uma construção lindíssima, toda de pedra.
Vinícola Vale do Gongo
A Vinícola Vale do Gongo produz vinhos de boutique na Cordilheira do Espinhaço, em Grão Mogol. É possível agendar visitas pra degustação.
Cachoeira Véu de Noiva
A Cachoeira Véu de Noiva fica a mais ou menos 13km do centro de Grão Mogol. A queda é lindíssima e a trilha até ela é de mais ou menos 1km.
Cachoeira do Mirante
A Cachoeira do Mirante fica a menos de 2km do centro de Grão Mogol.
Praia do Vau
A praia do Vau fica a 6km do centro de Grão Mogol.
Parque Estadual de Grão Mogol
O Parque Estadual de Grão Mogol é um dos principais atrativos naturais da região. A entrada é gratuita.
Trilha do Barão
A trilha do Barão tem 13km de extensão e foi construída pelos escravos do Barão de Grão Mogol, toda pavimentada com pedras irregulares. A maior parte do trajeto tem uma vegetação rasteira. Por essa trilha o Barão e seus familiares eram transportados em liteiras pelos escravos até chegar à cidade.
A trilha fica dentro do parque e é preciso ir de algum transporte até o início dela.
Restaurantes em Grão Mogol
A culinária em Grão Mogol é marcada pelos sabores típicos mineiros, como o tutu de feijão, o frango com quiabo e os irresistíveis doces caseiros. Quem visita a cidade não pode deixar de experimentar a broa de milho, um quitute tradicional que remete às antigas receitas passadas de geração em geração.
Pousadas em Grão Mogol: Paraíso das Águas hotel
Um dos hotéis mais famosos de Grão Mogol é o Paraíso das Águas Hotel. O hotel é bem amplo e também tem piscina.
Visite também: Serro
Conhecida como a “Terra do Queijo”, a cidade de Serro tem uma das paisagens mais icônicas do estado. Venha ver nossas dicas e descubra o que fazer em Serro e nos arredores!
Deixe um comentário