O Cânion Itaimbezinho é a atração mais visitada e de mais fácil acesso de Cambará do Sul, onde também fica o Cânion Fortaleza. As trilhas são de nível fácil, em meio a florestas de araucária, e levam a paisagens incríveis dos paredões de pedra. Saiba quando ir, como funciona o parque e detalhes das trilhas.
Como chegar no Cânion Itaimbezinho
O acesso ao Parque Nacional Aparados da Serra se dá pela cidade de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul. Explicamos como chegar em Cambará do Sul aqui, além de darmos dicas de pousada, restaurantes e outros passeios na região. Dá uma olhada!
Do centro de Cambará do Sul até a entrada do parque são 18km. A estrada é de terra mas está em boas condições, são mais ou menos 30 minutos de percurso.
Trilha do Cotovelo no Cânion Itaimbezinho
A trilha tem 6km ida e volta e o percurso é bem leve. A entrada pode ser feita até as 15h. A trilha em si é uma estrada e pode ser percorrida de bicicleta tranquilamente.
Há uma área para piquenique com mesinhas logo antes de chegar na borda do cânion.
Tem alguns mirantes ao longo da trilha e banquinhos pra descansar.
Andando mais um pouco, até o final da trilha, você vislumbra diferentes ângulos do cânion.
Trilha do Vértice no Cânion Itaimbezinho
No total essa trilha tem 2km e é bem fácil de percorrer. Diferente da Trilha do Cotovelo, essa trilha é mais ladeada por árvores.
Mirante da cachoeira Véu da Noiva
Logo no começo da trilha fica o mirante da cachoeira Véu da Noiva.
O Vértice do cânion
Andando mais um pouco chegamos a uma das vistas mais lindas do cânion, literalmente no vértice onde ele começa.
Mirante da Araucária
Quase no final da trilha chegamos a mais um mirante, onde dá pra ver a cachoeira Véu da Noiva de outro ângulo.
Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho
A entrada para a trilha do Rio do Boi fica na cidade de Praia Grande. No total são 8km de caminhada pelo rio, no interior do cânion. Não fizemos esse percurso pois demanda muito mais tempo e estava bem frio. Essa trilha só pode ser feita com o acompanhamento de um guia e há várias agências de turismo na cidade que oferecem essa opção.
Informações sobre o Parque Nacional Aparados da Serra
O Parque Nacional Aparados da Serra atualmente não cobra entrada (2019) e possui três trilhas:
- Trilha do Cotovelo e trilha do Vértice, acessíveis pela entrada de Cambará do Sul: são caminhadas pela parte de cima do cânion
- Trilha do Rio do Boi: acessível pela cidade de Praia Grande, é uma trilha pela parte de baixo do cânion.
Quanto tempo leva para visitar o Cânion Itaimbezinho
Recomendamos que separe um dia pra visita. As caminhadas são curtas (trilhas de 2km e 6km), mas as paisagens merecem ser apreciadas com calma.
Horário de funcionamento
O Parque fica aberto de 8h às 17h, de terça a domingo. Para a Trilha do Cotovelo é permitido entrar até as 15h e para a Trilha do Rio do Boi até as 13h.
Onde comer
Não tem lanchonete nem restaurante no Parque. No centro de visitantes tem banheiros e bebedouros. Também tem áreas muito agradáveis com mesinhas para piqueniques.
Café do Vô Marçal e artesanato da Vó Maria
Na trilha do Vértice há várias plaquinhas indicando o caminho do Café do Vô Marçal e artesanato da Vó Maria. No final da trilha você se depara com essa casa maravilhosa, a poucos metros do cânion:
Na casa, que tem 74 anos, mora uma família que abre as portas pra turistas durante o dia e mora por ali mesmo. Você pode fazer uma pausa pra um pastel de pinhão frito na hora e um cafezinho, descansando na própria sala de estar dos moradores.
Você também encontra artesanato em lã pra levar pra casa, queijos e doces. Vale a pena visitar!
Visite também: Cânion Fortaleza e Circuito das Águas
O acesso ao Cânion Fortaleza também fica em Cambará do Sul e é parada obrigatória na viagem. Todas as informações estão aqui.
Saiba tudo sobre o Circuito das Águas e faça um passeio por cachoeiras incríveis!
Deixe um comentário