Tabuleiro do Mato Dentro é um distrito da cidade de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais. A cachoeira do Tabuleiro é a mais alta de Minas, com 273 metros. Vem ver como chegar e como é a trilha!
Como chegar em Tabuleiro do Mato Dentro
Para chegar em Tabuleiro do Mato Dentro passamos pela Serra do Cipó e seguimos em direção a Conceição do Mato Dentro. Saindo de Belo Horizonte, são 190km, mais ou menos 4h de viagem.
Uma sugestão de roteiro é sair de BH na sexta-feira depois do almoço e fazer a trilha até a cachoeira de Tabuleiro no sábado, retornando no domingo. É um bom tempo pra conhecer e dar uma descansada!
Visitamos a cachoeira em setembro e o tempo estava meio chuvoso. Pode ser que em época de chuva o parque esteja fechado e não seja possível fazer o trajeto até lá.
Como chegar na Cachoeira de Tabuleiro
A Cachoeira de Tabuleiro, a mais alta de Minas Gerais, fica no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, no Parque Estadual da Serra Geral do Intendente. Do Distrito de Tabuleiro até a portaria são menos de 10 minutos de carro e a estrada é calçada. A entrada custa R$ 10 por pessoa (em dinheiro).
No total são 6km de caminhada ida e volta. Saindo da portaria, já é possível ver a queda da cachoeira ao fundo. A trilha começa com uma estradinha e alguns pontos pra parar e apreciar a vista.
Depois, começa a descida por uma escadaria de mais ou menos 700 degraus até o leito do rio. Esse trajeto tem em torno de 1.5km.
Ao chegar no leito do rio, o restante da caminhada é andando pelas pedras e em alguns trechos pelo mato na margem (as pedras tem setas vermelhas indicando o caminho). É uma trilha mais difícil nessa parte, escorregadia e que precisa de um bom tênis ou bota.
Chegando na cachoeira nos deparamos com esse paredão imponente:
Nessa foto dá pra ter uma noção melhor da altura:
Como estava em época de seca a queda não estava tão cheia, mas mesmo assim é lindíssimo observar como a água vai caindo desviada pelo vento.
A cachoeira tem um poço enorme. Caso você queira nadar, é obrigatório pegar um colete salva vidas na portaria do parque.
O parque também tem um mirante que fica a 800m da portaria, mas não conseguimos ir dessa vez.
Outras cachoeiras em Tabuleiro
A região de Tabuleiro do Mato Dentro tem muitas cachoeiras! A mais recomendada pelos moradores foi a Cachoeira Rabo de Cavalo, mas não conseguimos ir. Tem também a Cachoeira Congonhas, do Salto, Lageado, Três Barras e mais.
Visitamos o Poço do Vau, que fica pertinho da cidade e é bem bonito.
Restaurante em Tabuleiro: Candeias Café Bar
Nos dois dias em que ficamos em Tabuleiro comemos no Candeias Café Bar e AMAMOS! O lugar é pequeno e os petiscos e refeições são caseiros.
Provamos torresmo de barriga, pastel de angu (não deixe de pedir o que tem recheio de abacaxi e abobrinha, delicioso) e uma lasanha maravilhosa de alho-poró (a de bacon com brócolis também estava incrível).
Onde se hospedar em Tabuleiro: Pousada Gameleira
Tabuleiro tem algumas opções de pousadas mais rústicas. Ficamos na Pousada Gameleira e o custo benefício foi ok. O quarto e o banheiro são bem simples e o café da manhã foi bom.
Outra opção é se hospedar em Conceição do Mato Dentro, que tem mais opções de hotéis e restaurantes. Fica a mais ou menos 20km de Tabuleiro por uma estrada de terra (que estava sendo asfaltada quando passamos em setembro/22).
Lembrando que Tabuleiro é um povoado, tem praticamente uma igrejinha e uma rua principal, então leve o que precisar (nós levamos vinho).
Conheça também: Serra do Cipó
Veja como chegar nas cachoeiras da Serra do Cipó e, quem sabe, aproveite pra estender a viagem e visitá-las!
Deixe um comentário