28 jul, 2015

Como chegar na Cachoeira de Santo Antônio, em Raposos

A Cachoeira de Santo Antônio fica bem próxima a Belo Horizonte mas, por ser pouco sinalizada, muita gente não sabe direito onde fica. Dá pra chegar até ela por Caeté, passando por Morro Vermelho, ou por Raposos, que é a cidade a qual ela pertence. Vem ver direitinho como chegar e como é a cachoeira!

Cachoeira de Santo Antônio

Como chegar na Cachoeira de Santo Antônio

Fizemos esse mapa mostrando como chegar até a cachoeira passando por Caeté ou Raposos:

Passando por Caeté são mais ou menos uns 70km de Belo Horizonte. Assim que chegar na entrada de Caeté, você vai ver uma delegacia. A entrada pra Morro Vermelho é um pouco depois dela (tem placa, mas qualquer pessoa vai saber te mostrar o lugar).

Depois de chegar em Morro Vermelho, atravesse o povoado pela rua principal. Na saída, tem um trecho de estrada de chão de uns 10km até a cachoeira. Há algumas placas, mas é preciso ficar bem atento nos entroncamentos.

Cachoeira de Santo Antônio

Após passar pela placa acima, fique de olho no lado direito da estrada. Tem uma placa escondida indicando a entrada pra cachoeira.

Cachoeira de Santo Antônio

Tem um espaço para deixar o carro na estrada pouco antes de chegar na cachoeira. Daí, são uns 700m de trilha bem esburacada e arenosa. Dá pra ir de moto, com emoção, mas Adriano e eu não animamos! É legal pra quem curte fazer trilha, tinha muuuita moto off road passando por ali.

Cachoeira de Santo Antônio

Nesse vídeo tem um trecho da estrada:

Como é a Cachoeira de Santo Antônio

Já fomos duas vezes na cachoeira de Santo Antônio e em uma delas estava super vazio e em outra lotada. Não animamos subir até o topo, mas é possível chegar lá em cima por uma trilha.

Cachoeira de Santo Antônio

A queda não estava tão cheia porque fomos na época de seca.

Cachoeira de Santo Antônio

Essa foto é de quando a queda estava um pouco mais cheia:

Cachoeira de Santo Antônio

Como é a estrada até a Cachoeira de Santo Antônio

O nome do povoado “Morro Vermelho” não é por acaso: a terra é vermelha e gruda em tudo!

Nós pegamos MUUUITA poeira na estrada.

Cachoeira de Santo Antônio

Voltamos passando por dentro de Raposos, e chegamos em Belo Horizonte por Nova Lima. O caminho é um pouco mais curto, mas a ida por Caeté vale a pena pra ver a paisagem da serra.

Caeté

A saga da primeira vez que visitamos a Cachoeira de Santo Antônio

Da primeira vez em que visitamos a cachoeira de Santo Antônio, estávamos hospedados em Caeté e resolver ir pedindo informações pela estrada mesmo. Uma das informações que recebemos várias vezes é que NÃO era pra ir e que era perigosíssima pra nadar. Íamos pra conhecer, então partimos mesmo assim.

E claro que nos perdemos no caminho 😛

Fomos parar numa estradinha sinistra, toda sombreada de árvores, com mata fechada ao redor. Por toda a estrada, tinha placas indicando um tal “Projeto Apolo”. Claro que eu fiquei neurótica, e mais ainda quando começamos a ver espelhos pela estrada (esses espelhos de estacionamento). Nem olhava pra eles com medo de ver alguma “coisa” no estilo Bruxa de Blair ou esses filmes baratos de terror na floresta.

Estrada para Cachoeira de Santo Antônio

E claro que não tinha sinal de celular.

Andamos infinitamente (sério, não sei porque não voltamos) e chegamos no fim da estrada. O fim era um portão todo cercado, com alguns contêineres do outro lado. Eu só pensava em projetos secretos do governo pra estudar ovnis. Um guarda saiu de dentro de um deles e nos explicou como chegar na cachoeira.

Voltamos por toda a estrada do terror e ainda assim naaada do lugar. Por fim, encontramos um casal de carro que também estava perdido e acabamos encontrando a entrada pra cachoeira. O casal desistiu no meio do caminho, porque a estrada estava muito ruim (a gente não desistiu, preferiu aguentar as dores depois). Eu mesma precisei ir a pé em alguns trechos pra não correr o risco de cair com moto e tudo.

Visite também: Serra da Piedade

A Serra da Piedade fica em Caeté e é uma atração imperdível! Veja as dicas de como chegar e o que visitar por lá.

Serra da Piedade

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário