22 ago, 2017

Cachoeira da Caverna, na Serra do Cipó: como chegar

A Cachoeira da Caverna fica a 15km do centro da Serra do Cipó. Vem ver as dicas de como chegar e também como conhecer o Rio Cipó!

Cachoeira da Caverna, Serra do Cipó

Como chegar na Cachoeira da Caverna, na Serra do Cipó

Seguindo pela estrada principal sentido Serra do Cipó > Lapinha da Serra, há uma placa indicando a entrada para a Serra Morena. O trecho de estrada de chão é de 9km e a estrada estava muito boa quando fomos (agosto/2017).

Tem alguns trechos com areia e muita poeira, então é bom tomar cuidado ao pilotar.

Cachoeira da Caverna, Serra do Cipó

A Cachoeira da Caverna fica em propriedade privada e a entrada custa R$ 20 por pessoa. No local também funciona um camping e, caso não tenha ninguém na portaria, é só buzinar ou chamar na casa próxima que abrem o portão.

A trilha da Cachoeira da Caverna

A cachoeira fica a uns 200m da entrada e a trilha é bem demarcada. Em alguns locais é íngreme e com muitas pedras. Dá uma olhada nesse vídeo:

A maior dica é visitar a cachoeira em torno de 12h. A luz do sol deixa a água cristalina e esverdeada. Fomos umas 14h e a maior parte já estava na sombra =/

Cachoeira da Caverna, Serra do Cipó

Trilha para o topo da Cachoeira da Caverna

Ao pegar a trilha para a cachoeira, há uma entrada logo no começo que leva ao topo. Há um poço onde dá pra entrar também. No vídeo acima mostramos como é!

Descendo mais um pouco e pegando mais uma trilha curtinha, tem um pocinho com uma margem boa pra entrar:

Cachoeira da Caverna, Serra do Cipó

Rio Cipó, próximo a Cachoeira da Caverna

Depois de passar pela queda da cachoeira, seguindo direto a trilha por alguns minutos, é possível chegar até o Rio Cipó, onde a cachoeira deságua. Imperdível ir até lá!

Rio Cipó, Cachoeira da Caverna, Serra do Cipó

Tem uma prainha do outro lado da margem mas não chegamos a atravessá-lo.

Como chegar na Serra do Cipó

Saindo de Belo Horizonte, pegue a Linha Verde sentido Confins. Antes do aeroporto, pegue a saída para Lagoa Santa. Você vai passar por dentro da cidade e depois pegar a estrada para Serra do Cipó. É tudo bem sinalizado e todo o caminho é asfaltado. Fica a 100km de BH.

Outras cachoeiras na Serra do Cipó

Conheça mais cachoeiras incríveis, além de ver dicas de pousadas e restaurantes:

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário