A Cachoeira da Caverna fica a 15km do centro da Serra do Cipó. Vem ver as dicas de como chegar e também como conhecer o Rio Cipó!
Como chegar na Cachoeira da Caverna, na Serra do Cipó
Seguindo pela estrada principal sentido Serra do Cipó > Lapinha da Serra, há uma placa indicando a entrada para a Serra Morena. O trecho de estrada de chão é de 9km e a estrada estava muito boa quando fomos (agosto/2017).
Tem alguns trechos com areia e muita poeira, então é bom tomar cuidado ao pilotar.
A Cachoeira da Caverna fica em propriedade privada e a entrada custa R$ 30 por pessoa (valor em 2022). No local também funciona um camping e, caso não tenha ninguém na portaria, é só buzinar ou chamar na casa próxima que abrem o portão.
A trilha da Cachoeira da Caverna
A cachoeira fica a uns 200m da entrada e a trilha é bem demarcada. Em alguns locais é íngreme e com muitas pedras. Dá uma olhada nesse vídeo:
A maior dica é visitar a cachoeira em torno de 12h. A luz do sol deixa a água cristalina e esverdeada. Fomos umas 14h e a maior parte já estava na sombra =/
Trilha para o topo da Cachoeira da Caverna
Ao pegar a trilha para a cachoeira, há uma entrada logo no começo que leva ao topo. Há um poço onde dá pra entrar também. No vídeo acima mostramos como é!
Descendo mais um pouco e pegando mais uma trilha curtinha, tem um pocinho com uma margem boa pra entrar:
Rio Cipó, próximo a Cachoeira da Caverna
Depois de passar pela queda da cachoeira, seguindo direto a trilha por alguns minutos, é possível chegar até o Rio Cipó, onde a cachoeira deságua. Imperdível ir até lá!
Tem uma prainha do outro lado da margem mas não chegamos a atravessá-lo.
Como chegar na Serra do Cipó
Saindo de Belo Horizonte, pegue a Linha Verde sentido Confins. Antes do aeroporto, pegue a saída para Lagoa Santa. Você vai passar por dentro da cidade e depois pegar a estrada para Serra do Cipó. É tudo bem sinalizado e todo o caminho é asfaltado. Fica a 100km de BH.
Outras cachoeiras na Serra do Cipó
Conheça mais cachoeiras incríveis, além de ver dicas de pousadas e restaurantes:
Miguel oliveira
Uma delícia fiquei alguns dias aí na região não cheguei conhecer essa cach da caverna, e nem da capivara mas em breve retorno.
Viagem com Emoção
É maravilhoso mesmo!!!