A Floresta Estadual do Uaimií fica em Ouro Preto, no distrito de São Bartolomeu, a 87km de Belo Horizonte. Criada em 2003, a floresta abriga um rico ecossistema de Mata Atlântica, com fauna e flora exuberantes, além de cachoeiras de tirar o fôlego. É um local perfeito para curtir uma cachoeira perto de Belo Horizonte!
Como chegar na Floresta do Uaimií
A Floresta do Uaimií tem duas portarias: a portaria Brás Gomes fica próxima ao distrito de Acuruí e a portaria São Bartolomeu fica no distrito de mesmo nome.
Como chegar na portaria Brás Gomes: para chegar na Floresta de Uaimií pela portaria de Brás Gomes, saindo de Belo Horizonte, siga sentido Itabirito. Após passar pela cidade, pegue o trevo sentido Acuruí. Há um trecho de estrada de chão bem ruim de mais ou menos 5km antes de chegar na marcação da Floresta Uaimií mostrada no mapa:
Essa marcação fica nessa ponte de madeira, acima do rio que forma algumas cachoeiras do local. A área próxima é usada como camping e estacionamento.
Como chegar na portaria São Bartolomeu: para chegar na Floresta de Uaimií pela portaria de São Bartolomeu, saindo de Belo Horizonte, siga sentido Cachoeira do Campo. Em Cachoeira do Campo, pegue o trevo sentido São Bartolomeu e siga até a portaria:
Cachoeiras da Floresta do Uaimií
As trilhas até as cachoeiras da Floresta de Uaimií tem diferentes níveis de dificuldade. Veja as principais:
Cachoeira Candeia
A cachoeira Candeia fica ao lado da ponte de madeira, a sua direita (pra quem está chegando de carro). É só descer alguns metros pela trilha que começa no gramado ao lado do poço. No alto da trilha já dá pra ver a enorme queda:
O poço é grande e perfeito pra passar o dia!
Janela do Céu do Uaimií
Na cachoeira da Candeia há uma “janela do céu”, uma paisagem lindíssima!
Cachoeira das Pedras
Descendo mais um pouco pela trilha, chegamos a cachoeira das Pedras, que é mais uma das quedas do rio.
A vista da serra é maravilhosa:
Cachoeira Brás Gomes
Descendo mais ainda, é possível chegar a Cachoeira Brás Gomes. A trilha não está tão bem demarcada.
Cachoeira das Bruxas, Poço das Esmeraldas e Cachoeira Uaimística
A Cachoeira da Bruxa, o Poço das Esmeraldas e a Cachoeira Uaimística tem um acesso mais difícil. As trilhas seguem descendo pela cachoeira Brás Gomes e são íngremes e escorregadias. O local é procurado para práticas de rapel.
Poço Paraíso
O Poço Paraíso fica do lado esquerdo da ponte (sentido de quem chega de carro). Procure uma abertura na cerca, que dá em uma pequena estradinha. A alguns metros da estrada (menos de 5 minutos) fica esse poço maravilhoso:
Cachoeira de JähNiir
A cachoeira de JähNiir fica a mais ou menos 900m da estrada principal, seguindo pela mesma trilha do poço Paraíso.
Visite também: Acuruí
Acuruí fica a 45 minutos da Floresta Uaimií e é uma ótima região para se hospedar e conhecer mais cachoeiras. Vem ver nossas dicas do distrito de Acuruí!
Deixe um comentário