Quem ama natureza, trilhas e cachoeiras vai se encantar com Fechados, um vilarejo do distrito de Santana do Pirapama, em Minas Gerais. Localizado na região da Serra do Cipó, o povoado é um verdadeiro paraíso para quem busca paisagens maravilhosas e silêncio.

fechados cachoeira do horizonte

Como chegar em Fechados, Minas Gerais

O vilarejo de Fechados está a mais ou menos 180 km de Belo Horizonte, sendo 40km de estrada de chão:

  • Siga sentido Sete Lagoas;
  • Depois, pegue a MG-238, passando por Jequitibá (é o último povoado maior antes de Fechados);
  • Siga sentido Santana do Pirapama, mas não entre na cidade. A partir desse trevo, começa a estrada de chão. Siga as placas para a Pousada Águas do Cipó no caminho, que fica em Fechados.

A viagem é longa, mas o visual do paredão de pedra da Cordilheira do Espinhaço ao longo do trajeto é incrível!

O que fazer em Fechados

Fechados é um povoadinho com uma igreja, uma escola, algumas casas de aluguel, uma pousada e muitas cachoeiras e trilhas. Fica no meio do nada, cercada pelo paredão da Cordilheira do Espinhaço, e é o lugar ideal pra quem busca silêncio e paz!

fechados mg

Nos dias em que ficamos lá praticamente não vimos ninguém (inclusive nem ouvimos barulhos de pessoas). Parece que lá venta muito sempre, e a noite era uma sinfonia de barulhos da ventania nas árvores e assoviando dentro de casa.

Dicas importantes:

  • Leve tudo o que precisar: água, refeições e lanches. Há apenas a mercearia da pousada Águas do Cipó com alguns produtos mais emergenciais, mas não fica sempre aberta.
  • Somente a operadora Vivo funciona no local.
  • Devido a ventania a luz e a internet podem cair com frequência.
  • Cuidado com as trilhas: há trechos que não são bem demarcados, então se você não tem certeza, contrate um guia local.

Cachoeira do Horizonte em Fechados

A Cachoeira do Horizonte costuma ser o cartão-postal de Fechados, com uma piscina natural de borda infinita maravilhosa.

fechados cachoeira do horizonte

Para chegar ao início da trilha, siga essa placa para uma estradinha de terra.

fechados cachoeira do horizonte

Passando pelo cemitério, um pouco a frente tem um local onde é possível estacionar o carro, logo no início da trilha. A subida pelos degraus começa aqui, veja o mapa.

A trilha é de nível moderado, com mais ou menos 5,5km (ida e volta). Do começo até mais ou metade da trilha há uma espécie de escadaria de pedra irregular e o trecho é bem íngreme.

fechados cachoeira do horizonte

Há pontos de água no caminho, mas nós não chegamos a beber.

fechados cachoeira do horizonte

Tem um mirante lindíssimo no caminho!

Há também uma casa de morador quase chegando nas cachoeiras. A Casa do Valtinho, que é mencionada como ponto de suporte pra almoço e pernoite pra quem vai fazer a travessia até Lapinha da Serra, fica bem mais pra frente, seguindo a trilha após a casa desse morador.

Na maior parte do caminho a trilha é bem aberta, quase uma estradinha. Após passar pela casa do morador, as trilhas começam a ficar um pouco menos marcadas, entre a vegetação rasteira, mas é possível achar.

fechados cachoeira do horizonte

Pra chegar até a borda da cachoeira é preciso atravessar na água mesmo. Tome cuidado com pedras soltas, pois vimos várias no alto da queda.

fechados cachoeira do horizonte
fechados cachoeira do horizonte

ATENÇÃO: logo na entrada da cidade, há uma roda d’água da pousada Águas do Cipó com uma placa indicando a cachoeira do Horizonte e a cachoeira Cobu. Não siga por ela, a menos que você queira andar muito mais a pé. São mais ou menos 1,5km desse ponto até o começo da escadaria de pedra.

Nós fizemos esse caminho no primeiro dia e nos ferramos! Após andar por toda estrada com um sol dos infernos na cabeça, conseguimos fazer 1/3 da trilha da escadaria. Tínhamos pouca água e estava muito quente, quase morri kkk. Resolvemos voltar e começar mais cedo no dia seguinte (que estava nublado). Leve bastante água!

Cachoeira Cobu

A Cachoceira do Cobu fica na mesma trilha da Cachoeira do Horizonte. Fica mais pra cima no rio e é muito bonita também.

fechados cachoeira cobu

O poço é enorme e bem profundo.

fechados cachoeira cobu

No total, indo até a cachoeira do Cobu e depois descendo pra Cachoeira do Horizonte, foram 6km ida e volta. Veja a trilha completa aqui.

Cachoeira do Buracão

Acessamos a Cachoeira do Buracão por uma estradinha dentro de uma propriedade em que estávamos hospedados. Vale perguntar na cidade como acessar de outra maneira.

fechados cachoeira buracão

Após passar por algumas casas do terreno de um morador, é possível deixar o carro a poucos metros do poço da cachoeira.

Onde ficar em Fechados: pousada e airbnb

Fechados não tem muitas opções de hospedagem. Se o objetivo é ir nas cachoeiras do vilarejo, a dica é se hospedar lá mesmo, pois as cidadezinhas mais próximas ficam a 40km de distância por estrada de chão. Algumas opções de pousada e airbnb:

Chalé Horizonte

O Chalé Horizonte fica ao lado da pracinha da igreja e tem uma vista extraordinária pra duas cachoeiras e pra Cordilheira do Espinhaço. O lugar é uma paz só!

fechados mg

Além de ter um riacho a poucos metros de distância, o acesso a cachoeira do Buracão é super próximo pela estrada de dentro da propriedade.

Dica: leve roupas de cama, as fornecidas infelizmente não são boas. Em época de calor o local é MUITO abafado mesmo, sofremos pra dormir.

Pousada Águas do Cipó

A estrutura da pousada Águas do Cipó é enorme e parece ser muito boa.

Visite também: Lapinha da Serra

Lapinha da Serra é um vilarejo próximo a Serra do Cipó, cercado por montanhas, lagos e cachoeiras. Veja como chegar, quais cachoeiras visitar e mais!

Visite também: Lapinha da Serra