Bichinho é uma cidadezinha charmosa que fica a apenas 20 minutos de Tiradentes e que faz parte da Estrada Real. Vem ver nossas dicas de pousada e atrações para visitar!
O que fazer em Bichinho
Conheça as principais atrações de Bichinho:
Visitar a Casa Torta
A Casa Torta é uma das atrações mais procuradas de Bichinho. A casa é construída de forma propositalmente inclinada e é possível visitar o interior também, que tem vários objetos temáticos. O ingresso custa R$ 60 por pessoa.
Agora o perrengue chique: tem uma fila constante pra fotos em frente a casa. Não conseguimos pegar nenhum horário vazio (talvez por ser final de semana/feriado). Achamos o ingresso caro e também não entramos pra visitar (vendo o site depois, talvez seja legal pra quem vai com crianças).
Passear a pé pela rua principal
A rua principal de Bichinho tem muitas opções de lojas. É uma boa pedida fazer o caminho a pé, assim você conhece vários lugares, faz uma pausa pra um lanche e admira a arquitetura da cidade. São uns 2km de caminhada no total.
Visitar as inúmeras lojinhas de artesanato local
Um dos principais atrativos de Bichinho é o seu artesanato. Há várias lojas que vendem objetos feitos à mão, como móveis, cerâmicas, esculturas, arte sacra, tecidos, pinturas e objetos de decoração.
Visitamos o Ateliê Luiz Rocha e achamos um charme o lado de fora (as pinturas também são lindas):
As lojas de cerâmica são uma perdição:
Em cada lugar é um detalhe diferente pra admirar!
Visitar a fábrica de doce de leite
Visitamos a fábrica de doce de leite Vitoriano Doces. É uma loja onde é possível ver um pouco da produção dos doces e degustar doce de leite, geléias caseiras e um licor de doce de leite.
O doce é bem gostoso, vale a pena conhecer.
Visitar as cachaçarias
Bichinho tem duas cachaçarias principais, a Mazuma e a Velho Ferreira, onde a visita é gratuita e é possível degustar vários tipos de cachaça. Nós visitamos a Mazuma, que fica na rua principal, e o lugar é lindo!
Nossos amigos visitaram a loja da Velho Ferreira, na rua principal, e também gostaram muito.
Comer pratos típicos mineiros
Em Bichinho é muito fácil achar pratos da culinária mineira, como feijão tropeiro, tutu, frango com quiabo, orapronóbis e angu. Há algumas lojas de doces caseiros e sorvetes, e um dos amigos que foi conosco comeu esse bem diferente: sorvete de queijo com calda de goiabada e paçoca mineira!
Onde se hospedar em Bichinho: Pousada Templo do Sol
Nós ficamos no Templo do Sol, uma pousada incrível indicada por um dos amigos que viajou conosco, que fica praticamente em frente a Casa Torta.
A pousada tem uma vibe mística em todos os detalhes: os quartos (super confortáveis) tem pêndulos de cristal em cima das camas, a decoração tem vários elementos como cristais, esculturas e pinturas, há uma pequena capela e o jardim é um lugar a parte: são muitos cristais espalhados pelo local, esculturas, fontes, um gazebo com redes convidativas e até um laguinho. Dormir com o barulhinho da água e acordar ao som passarinhos não tem preço 😉
O café da manhã é uma delícia a parte: pães, bolos caseiros, geléia, queijo, sucos, café, chá, iogurte, salada de fruta e ovos preparados na hora pra quem quiser.
A Meire e o Edmar nos receberam super bem e ainda nos deram um lindo presente de despedida (só indo pra saber o que foi 😉 ). Nos sentimos em casa e passamos ótimos momentos aproveitando esse lugar lindo!
Da próxima vez, quero ir só pra ficar curtindo o lugar!
Como chegar em Bichinho
Para chegar em Bichinho saindo de Belo Horizonte de carro, a opção mais comum é seguir pela BR-040 em direção a Juiz de Fora. Após cerca de 120 km, é preciso pegar a saída em direção a Tiradentes. A partir daí, é só seguir pela estrada por mais 15 km até chegar a Bichinho. O trajeto é bastante tranquilo e leva em torno de 3 horas.
Na ida, logo após Lagoa Dourada, o GPS indicou pegar o trevo em direção a Prados pois estava mais rápido. A parte boa desse trajeto é que a cidadezinha de Prados é linda! A parte “ruim” (depende do ponto de vista) é que pegamos um trecho de uns 8km de estrada de terra, em boas condições, até Bichinho.
Ah, vale lembrar que a cidade de Bichinho é pequena e pode ser difícil estacionar, por isso recomendamos deixar o carro na pousada ou em um estacionamento e explorar a cidade a pé.
Visite também: Tiradentes
Igrejas históricas, restaurantes e cultura: explore o melhor de Tiradentes, essa encantadora cidade histórica em Minas Gerais!
Deixe um comentário