Pedra Menina é uma cidadezinha que fica na divisa de Minas Gerais e do Espírito Santo, no município capixaba de Dores do Rio Preto. Além de ser a porta de entrada para o Parque Nacional do Caparaó pelo lado do ES, também é uma das maiores regiões produtoras de cafés especiais do Brasil. Vem ver o que fazer em Pedra Menina!
Como chegar em Pedra Menina saindo de Belo Horizonte
Saindo de Belo Horizonte, seguimos sentido Espírito Santo pela BR 381 e depois pela BR 262. Em Manhuaçu, pegamos a estrada para Espera Feliz, que é a maior cidade próxima à Pedra Menina. Quando fomos (janeiro/23) a estrada até Manhuaçu estava terrível, praticamente só buracos. 🙁
Tem uma outra rota passando por Ouro Preto em que a viagem fica um pouco mais longa.
Os cafés de Pedra Menina
Um dos atrativos de Pedra Menina é visitar as dezenas de cafeterias e degustar todo tipo de café, feitos por vários métodos. A maioria das cafeterias fica na estrada que dá acesso à Portaria do Parque do Caparaó, sendo quase uma rota do café especial, que nos lembrou muito o Vale dos Vinhedos e o Caminhos de Pedra, no Rio Grande do Sul.
Fomos durante o mês de janeiro e conseguimos visitar 4 cafeterias. A grande maioria estava fechada ou só abria no final de semana, mas dizem que, na alta temporada, a partir de abril até o final do inverno, costuma ter muito mais opções. Vem ver os cafés que visitamos:
Cafeteria Onofre (café Forquilha do Rio)
A cafeteria Onofre é do produtor de café Forquilha do Rio. Foi o que o Adriano mais amou (inclusive, trouxe vários e já compramos mais depois)! Pra comer, escolhemos um pão na chapa com queijo, bolo de nata com caramelo e o café amarelo Forquilha do Rio. Estava tudo muito gostoso!
De todas as que fomos, essa foi a única que não era pet friendly. Quando chegamos e perguntei sobre, a atendente foi bem direta e só disse que não aceitavam pets, nem deu nenhuma opção do tipo “pegar pra levar”. Vimos que tinha uma mesa em um jardim do outro lado da rua e Adriano foi perguntar se podíamos pedir e comer lá, e eles acabaram nos servindo lá mesmo. Enfim, de todas, o atendimento foi o que menos gostamos, em todas as outras fomos super bem atendidos pelos donos.
Cafeteria Pavesi
A cafeteria Pavesi produz o próprio café e a história do casal na região começou como um hobby. O dono é jurado de competições de café e ministra vários cursos, desde o plantio à degustação. Ficamos horas conversando com eles e aprendendo mais sobre os cafés, amamos a recepção! Comemos pão na chapa com queijo e bolos caseiros deliciosos. Ah, nessa eles coaram o café na nossa mesa mesmo!
Cafeteria Vovô Nininho
A cafeteria Vovô Nininho oferece café da manhã colonial por R$ 50 por pessoa, incluindo as bebidas (dá pra escolher vários cafés e eles são coados na mesa). Tem uma variedade de pães, bolos, geleias e biscoitos, tudo caseiro e delicioso! Comemos muito, esse é o resumo 😋
Cafeteria Seriema
A cafeteria Seriema tem uma vista incrível da região! Adriano provou um café produzido por eles que parece melado de cana. Como já tínhamos visitado alguns lugares, infelizmente não conseguimos comer nada por lá, mas os bolos estavam com uma cara muito boa. Nessa eles também coaram o café na nossa mesa.
Ah, eles também oferecem uma opção de piquenique no deck, com essa vista maravilhosa, que com certeza eu quero fazer da próxima vez:
O que fazer em Pedra Menina
Pedra Menina é uma região linda, cercada por montanhas e muita natureza. Conheça algumas atrações além dos cafés:
Parque Nacional do Caparaó
O acesso ao Parque Nacional do Caparaó pelo Espírito Santo é feito pela cidade de Pedra Menina. Nós já visitamos o parque duas vezes pelo lado de Minas Gerais e você pode conferir todas as dicas para subir o Pico da Bandeira aqui.
Além da subida ao Pico, outras atrações no parque são os mirantes e as cachoeiras, como a cachoeira do Aurélio e o Vale Encantado.
Cachoeiras em Pedra Menina
Na região de Pedra Menina existem inúmeras cachoeiras pra explorar! Infelizmente não conseguimos visitar dessa vez por causa das chuvas, mas nos indicaram a Cachoeira do Vale a Pena, a Cachoeira do Chiador, Cachoeira das Antas e Cachoeira do Rogério.
Restaurantes em Pedra Menina
Nem todos os restaurantes de Pedra Menina estavam abertos pois fomos em baixa temporada. Conseguimos visitar só um em Pedra Menina mesmo e o outro em uma cidade próxima:
Restaurante Dom José
O Restaurante Dom José é mais chique e tem muitas opções diferentes no cardápio. Pedimos essa entradinha da foto, que estava uma delícia, além de fettuccine ao gorgonzola com filé e um risoto de carne de lata. Estava tudo maravilhoso!
Restaurante Flores e Sabores
O restaurante Flores e Sabores fica em Patrimônio da Penha, a mais ou menos 45 minutos de Pedra Menina. A comunidade parece ter uma vibe meio mística tipo São Thomé das Letras, com algumas pinturas de ETs espalhadas pela cidade (estava tão calor que não animamos sair andando pra tirar fotos).
Pedimos uma bruschetta de filé, croquete com geléia de uva (incrível) e um arroz de camarão com tilápia. Estava tudo bem gostoso, vale a pena conhecer, mas acredito que em Pedra Menina também tenha opções tão gostosas quanto.
Onde se hospedar em Pedra Menina
Ficamos hospedados nos Chalés do Sereno, da Ucha e João. A propriedade tem 3 chalés, um jardim incrível e uma cachoeira enorme!
Ficamos no chalé Araçari, que tem um deque de frente pra cachoeira. O lugar é uma paz, só escutamos o barulho gostoso da água.
Veja mais opções de pousadas e hotéis em Pedra Menina aqui
O chalé é muito bem equipado, é pet friendly e os donos são super solícitos. A única observação pra ficar atento é que fica a 30 minutos de carro de Pedra Menina e a estrada é de terra. Os últimos quilômetros pra chegar até o chalé estavam bem ruins quando fomos e carros baixos provavelmente não conseguiriam passar. Vale checar antes!
Veja também: subida ao Pico da Bandeira
Veja nosso relato da subida ao Pico da Bandeira pela portaria de Minas Gerais, na cidade de Alto Caparaó.
Deixe um comentário